Fortaleza de Peniche

Mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV, que a considerou a principal chave do Reino pela parte do mar. A fortaleza viu o seu espaço utilizado de diversas formas de acordo com as necessidades de cada época. Praça militar de importância estratégica até 1897, abrigo de refugiados Boers provenientes da África do Sul no início do séc. XX, residência de prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial, prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, alojamento provisório de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias ultramarinas em 1974, e a partir de 1984 o Museu Municipal instalou-se nas instalações da Fortaleza.
Entre 12 de Novembro de 2009 e 4 de Abril de 2010 decorre a exposição "Peniche: a chave do reino - 400 anos a defender Portugal" no Salão Nobre da Fortaleza.
Actualmente fala-se ainda que uma parte da Fortaleza de Peniche, pode converter-se em Pousada de Portugal, já existindo uma maqueta elaborada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira. Este projecto pode traduzir-se num aproveitamento do património histórico local, acompanhado de uma recuperação num dos principais pontos turísticos do nosso Concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário