Conclusões da Semana da Berlenga

Na semana que decorreu o grupo divulgou alguma informação sobre o arquipélago da Berlenga, uma vez que esta ilha tem um forte potencial turístico. Pensamos no entanto, que o seu contributo para a economia local poderá ser mais relevante, dado que esta ilha apresenta uma grande biodiversidade, condições propícias à prática do mergulho, paisagens únicas e proporciona um contacto permanente com a natureza.
O grupo ao reflectir sobre as condições que a Berlenga oferece ao turista, verificou que existem lacunas em relação às infra-estruturas de apoio aos visitantes. Em termos de alojamento, pensamos que poderia haver um maior investimento no Forte de São João Baptista com melhores condições e instalações mais acolhedoras e confortáveis.
Seria interessante propor percursos, com ou sem guia, aos visitantes, de modo a que estes conhecessem a vertente histórico-científica da ilha. A informação poderia ser entregue através de pequenos panfletos com os dados mais relevantes para que assim o visitante pudesse desfrutar de forma mais consciente das paisagens e percursos de modo a admirar a fauna e a flora únicas deste arquipélago.
Dado que a ilha apresenta dimensões reduzidas e um património natural único, consideramos importante o facto do número de visitantes diários da Berlenga ser limitado. Apesar de a curto prazo tais medidas poderem prejudicar o turismo, a longo prazo mostram-se fundamentais dado que o património tem que ser preservado e uma invasão turística seria bastante prejudicial.
A Berlenga atrai ao Concelho de Peniche e à região Oeste visitantes portugueses e estrangeiros. Apesar de ter um impacto significativo na economia local, é necessário que para um possível crescimento económico da região não se prejudique este bem natural.

1 comentário:

  1. Segui atentamente a viagem que fizeram esta semana à Berlenga - boas imagens, comentários interessantes e propostas a ter em conta. Vou continuar a visitar-vos.

    ResponderEliminar